Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora
Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora

Entenda a relação da tensão psicológica causada pelos traumas e a insônia.

Todas as pessoas passam por diversos acontecimentos diários que lhe dão prazer, felicidade, sensação de bem estar ou dão tristezas, decepções, frustrações e angústias. Os Traumas psicológicos não são causados por qualquer dificuldade tida no dia a dia, mas podem ser desenvolvidos a qualquer momento.

Os traumas psicológicos

Algo que marca sua vida é lembrado por muito tempo, mas não necessariamente seja um ocorrido bom.

Um trauma é causado por um evento que foi extremamente complicado e difícil para você, o corpo e a mente, sob estresse lembram repetidamente do ocorrido e no corpo é apresentado consequências desses eventos.

Exemplo de trauma: Pessoas que sofreram acidente automobilístico, e após isso, mesmo que tentem, não conseguem estar no mesmo veículo ou lugar do ocorrido, sem apresentar medo, pânico, estresse e reviver a cena.

Não são somente acidentes, abusos psicológicos e físicos que desencadeiam às pessoas o medo da interação social e a incredulidade de poder sentir alegria.

Traumas psicológicos e a insônia

Os efeitos gerados à um indivíduo, podem ser muitos, como, o medo constante, até mesmo com coisas pequenas; reviver a cena do trauma; ter pesadelos; dificuldade de interação social em alguns casos; desenvolvimento de síndromes; recusa para realizar algumas tarefas; e outros sintomas relacionados.

Percebe a relação direta? Traumas psicológicos e a insônia estão estritamente relacionados.

Quem passou por qualquer tipo de trauma, pode apresentar esses sintomas citados aqui, cabe ressaltar que o mais comum é reviver a sensação, medo e cena do momento.

A insônia é a dificuldade de dormir e de manter-se dormindo. A pessoa traumatizada, por reviver o ocorrido, podem desenvolver esse distúrbio sono.

Os medos e angústias, privam iniciar o sono e os pesadelos, mantê-lo.

Tratamento para a os traumas psicológicos.

Existe uma dificuldade no tratamento, o aceitar da pessoa traumatizada de se tratar.

Não é fácil falar sobre um passado sofrido, muitos podem se sentir irracionalmente culpados pelo o que aconteceu, sempre que contam tudo o que se passou, revivem todo sentimento.

O ideal é procurar ajuda profissional, a orientação psicológica é o mais  recomendável.

Ajude quem possui algum tipo de trauma

Como dito, há a dificuldade de a pessoa traumatizada falar de seu problema. Se você conhece alguém que passou por um momento de grande tensão psicológica ou física, e apresenta sintomas de trauma ajude-o.

Tentar entender o que aconteceu é o primeiro passo, entenda que para você pode parecer algo simples o trauma alheio, mas na perspectiva do outro não é. Nunca trate como algo banal ou como se fosse frescura.

Converse, mas sem ser se invasivo e acompanhe-o a um profissional.

Diga para a pessoa que ela superará esse trauma e terá uma vida boa. É importante ser otimista e persistente, não deixe de procurar ajuda médica, e tentar entender que tudo que passou foi um fato da vida, todos estamos sujeitos a isso, mas agora persista e viva.

A insônia acabará

Ao procurar ajuda profissional, com o tempo você perceberá que estará dormindo melhor, e mais tranquilamente. A insônia não é um distúrbio isolado, nesse caso existe a relação de causa entre os traumas psicológicos e a insônia.

Com o medo, estresse e pesadelos amenizados, suas noites de sono serão satisfatórias.

Lembre-se, você sobreviveu à esse evento que o traumatizou, você já venceu, agora persista em seguir sempre em frente, mesmo quando achar difícil.

Por Jean Araújo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here