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A insônia é um distúrbio do sono comum que dificulta a adormecer, dificulta o sono ou faz com que você acorde cedo demais e não consiga voltar a dormir.  A insônia pode prejudicar não apenas seu nível de energia e humor, mas também sua saúde, desempenho no trabalho e qualidade de vida. Os sintomas da insônia são bastante variados.

O quanto o sono é suficiente varia de pessoa para pessoa, mas a maioria dos adultos precisa de sete a oito horas por noite.

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Em algum momento, muitos adultos sofrem de insônia (aguda) de curta duração, que dura dias ou semanas. Geralmente é o resultado de estresse ou um evento traumático. Mas algumas pessoas têm insônia (crônica) de longo prazo que dura um mês ou mais.

A insônia pode ser o principal problema ou pode estar associada a outras condições médicas ou medicamentos. Saber reconhecer os sintomas da insônia é muito importante para dar início ao tratamento o quanto antes.

Tipos de insônia

Vale dizer que há diferentes tipos de insônia. Há sintomas de insônia que podem variar com o tipo, enquanto tantos outros são em comum entre a tipologia de insônia. Mas a importância de se conhecer os tipos de insônia está em saber o grau e as causas. Isso ajudará a direcionar o tratamento.

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Existem dois tipos de insônia: insônia primária e insônia secundária.

  • Insônia primária: insônia primária significa que uma pessoa está tendo problemas de sono que não estão diretamente associados a qualquer outra condição ou problema de saúde.
  • Insônia secundária: insônia secundária significa que uma pessoa está tendo problemas de sono por causa de outra coisa, como uma condição de saúde (como asma, depressão, artrite, câncer ou azia); dor; medicação que eles estão tomando; ou uma substância que eles estão usando (como o álcool).

Quais são os sintomas da insônia?

Os sintomas de insônia podem ser:

  • Dificuldade em adormecer à noite
  • Acordar durante a noite
  • Dificuldade em voltar a dormir após acordar no meio da noite
  • Acordar cedo demais
  • Não se sentir bem descansado depois de uma noite de sono
  • Cansaço diurno ou sonolência
  • Irritabilidade, depressão ou ansiedade
  • Dificuldade em prestar atenção, concentrar-se em tarefas
  • Falhas na memória
  • Erros aumentados ou acidentes
  • Preocupações constantes sobre o sono

Medidas para combater os sintomas da insônia

Listamos abaixo algumas medidas para você ter plenas condições de combater os sintomas da insônia:

  • Melhorando a “higiene do sono”

Não dormir muito ou pouco, exercitar-se diariamente, não forçar o sono, manter um horário regular de sono, evitar a cafeína à noite, evitar fumar, evitar ir dormir com fome e garantir um ambiente confortável para dormir.

  • Usando técnicas de relaxamento

Os exemplos incluem meditação e relaxamento muscular.

  • Terapia de controle de estímulo

Só vá para a cama quando estiver com sono. Evite assistir TV, ler, comer ou se preocupar na cama. Defina um alarme para o mesmo horário todas as manhãs (mesmo nos fins de semana) e evite sonecas diurnas longas.

  • Tome 5HTP

O 5HTP é um remédio natural e portanto sem efeitos colaterais, nem contra indicações. Ele estimula a produção de serotonina, o que provoca uma deliciosa sensação de bem-estar e relaxamento. Isso propicia as condições perfeitas para uma bela noite de sono.

  • Consuma melatonina

A melatonina é um hormônio do sono, que nesse caso vem na forma de práticas cápsulas. Esse poderoso suplemento induz ao sono, além de fazer com que esse sono se mantenha pela quantidade de horas apropriadas.

Eliminando os sintomas da insônia

Elimine os sintomas da insônia pondo em prática todas as dicas dadas nesse artigo. Altere seus hábitos de sono e não deixe de consumir a melatonina e o 5HTP, pois esses dois medicamentos são aliados imprescindíveis do seu desejo de dormir bem.

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