Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora
Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora

Alguns dos significados dos sonhos pode indicar problemas relacionados à saúde.

Quando falamos em sonhos muitos acreditam que eles são fantasias ou que seus significados não passam de superstições ou até mesmo que sempre devem fazer a interpretação dos sonhos, mas a realidade não é bem essa.

De acordo com a crença de alguns pesquisadores os sonhos não passam de pensamentos que ocorrem enquanto estamos dormindo e há outros que afirmam, assim como Freud falou, que o sonho é um “material emocional passível de interpretação”.

Segundo especialistas, enquanto dormimos a parte de nosso cérebro chamada pensante é desligada, ela é aquela parte consciente responsável pela tomada de decisões, elaboração de pensamentos, domínio da musculatura e respostas em geral do corpo que temos no dia a dia.

Em contrapartida, outra parte do cérebro ligada a emoções e sentimentos é ativada,  isso explica os sonhos, que muitas vezes é uma mistura do que aconteceu no dia com um toque de algo a mais que geralmente não sabemos de onde veio.

Essa mistura dos sonhos se justifica, pois dormindo continuamos tendo as mesmas aspirações, receios e preocupações de quando acordados, por isso muitas vezes o sonho mistura algo que conhecemos com aspectos simbólicos.

Sendo pensamentos ou não, a importância dos sonhos é grande, até para o nosso bem-estar, pois podem revelar aspectos referentes a nossa saúde física e mental.

A maioria das pessoas não sabem o que acontece enquanto sonhamos, isso será brevemente esclarecido no decorrer deste artigo.

Interpretação dos sonhos

Muitos podem pensar que esse tópico irá se dirigir para um lado mais astrológico ou falar especificamente dos significados dos sonhos para a nossa vida pessoal e relacionamentos, porém, iremos falar de algo bem diferente: de como eles podem indicar problemas em nossa saúde.

Especialistas afirmam que sonhos repetitivos ou semelhantes podem significar que tem algo de errado com o organismo.

Ou pesadelos, quando frequentes, também podem indicar uma série de problemas psicológicos, além de não permitir que se descanse a mente.

Veja a seguir alguns alertas para a nossa saúde que os sonhos nos dão.

Alzheimer ou Parkinson

Pesquisadores de uma Universidade estadunidense perceberam que algumas pessoas perdiam a tranquilidade presente na fase REM do sono e passavam a vivenciar o que estavam sonhando se debatendo muito.

Os sonhos relatados por essas pessoas eram sempre violentos e cheios de lutas e agressões e após isso, feito alguns exames, era constatado um de dois males neurológicos, Alzheimer ou Parkinson.

Todos os pacientes que tinham em comum essas doenças, antes do diagnóstico compartilhavam também de sonhos semelhantes.

Por esse motivo, mesmo que ainda inexplicável, os especialistas aconselham a quem tiver esses tipos de sonhos repetitivos procurar um médico para realizar os exames necessários, pois eles podem significar um distúrbio neurológico.

Depressão

Especialistas indicam que pessoas que sempre sonham cair em buraco negro ou algo semelhante podem estar recebendo um aviso de seu cérebro de que estão em estado depressivo, ou próximo disso.

Outros benefícios dos sonhos

A importância dos sonhos não se limita somente à constatação de algumas irregularidades no corpo, mas possui outros benefícios, como ajustar o aprendizado eliminando aquilo que não é relevante e consolidando as memórias importantes.

Também é um ótimo exercício mental para aflorar a criatividade, bem como ajuda na confrontação de dilemas e no autoconhecimento.

Portanto se atente a sonhos repetitivos e ao que eles podem significar, consulte um médico por via das dúvidas para que ele realize exames para constatar sua saúde.

 

Por Ruama Lima

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here