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Você é daqueles que não consegue dormir a noite e durante o dia tem uma certa dificuldade e lentidão para as coisas? Você não é o único. Vamos falar um pouco sobre o excesso de preocupação que pode causar insônia!

Pode-se dizer que a insônia é algo que está trancando a mente das pessoas, as impedindo de ter o controle de variadas situações. É comum, na hora de dormir o cérebro já projetar algo que o incomode a ponto de não deixá-lo descansar.

Às vezes figuram-se como coisas tão insignificantes, mas está tão frequente, que já chegou a se tornar normal, e quando parar pra perceber já está fora de controle.

É chamado de “gatilho”. O que o cérebro vivencia uma vez fica gravado, logo, ele irá pensar nas mesmas coisas toda vez que ele voltar a ver, por isso o “gatilho”.

Se toda vez que você deitar em sua cama, você começar a lembrar dos seus problemas, ou de algo que deixou de fazer e te traz uma certa preocupação, todas as vezes que você deitar o gatilho será ativado e seu cérebro começará a trabalhar para que você pense nos seus problemas e nas suas preocupações. E se não houver, ele criará algo pra você se preocupar.

As causas das preocupações, costuma se relacionar ao trabalho, estudos, saúde ou família, e isto pode manter sua mente ativa durante a noite, o que dificulta na hora de adormecer.

Em casos mais graves, como por exemplo: o falecimento ou adoecimento de um ente muito querido; separação costumam também desencadear episódios de insônia.

Há muitas coisas que podem diminuir essa intensidade no pensar, como por exemplo tomar menos cafeína, não assistir TV ou ficar no celular na hora de dormir.

É bom sempre tentar resolver isso por si só. Problemas devem ser solucionados e não devem ser a causa da perda de sono.

Mudar o hábito de se preocupar com os fatores ao invés de solucionar os problemas já é um forte passo pra não fazer com que sua cama te lembre de problemas, quando você vive bem consigo mesmo, a sua mente tira o foco das preocupações, e isso anula o efeito da insônia.

E se por acaso não for possível, então terá que optar por outros métodos, como uma terapia para melhorar seus hábitos, ou até mesmo psicólogo e psiquiatra.

Lembre-se, cama foi feita pra descansar, relaxar, e é nisso que nós devemos nos concentrar em fazer na hora de dormir.

Conseguir dormir e dormir bem, proporciona uma melhor qualidade de vida.

Quando uma pessoa se priva do sono ela tem insônia ou acorda várias vezes à noite, seu corpo descarrega noradrenalina, que mexe com todo o resto do organismo.

Aumenta a frequência cardíaca e a respiração. O organismo fica alerta quando deveria descansar.

Esse desgaste afeta o humor, causa irritação, causa déficit de atenção, na memória, no raciocínio, compromete o sistema imunológico, pode causar obesidade, desencadear diabetes, hipertensão, problemas no coração, disfunção erétil e etc.

Por isso é extremamente importante se cuidar para que não seja uma rotina ter insônia.

 

Por Matheus


Leia também: Saiba como conseguir ter boas noites de sono.

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