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O estresse tem a capacidade de afetar diretamente a qualidade de vida das pessoas,  uma das consequências é a incapacidade para dormir.

Quando dormimos mal, ficamos estressados no dia seguinte, não é mesmo? Você sabia que não é somente a insônia que causa o estresse, pois pode ser o oposto, o estresse causar insônia.

Rotinas e situações estressantes a que somos submetidos durante o dia podem afetar diretamente a nossa capacidade de ter uma boa noite de sono.

O estresse tem impacto direto na qualidade de vida das pessoas, e pode trazer consequências à saúde, algumas das quais são muito incômodas.

Com dias de rotinas cada vez mais cheias, e múltiplas atribuições, com o sentimento de que tudo precisa ser feito aparentemente ao mesmo tempo, fica difícil não se deixar afetar por esse problema.

Esse mal possui dados alarmantes no Brasil, estima-se que cerca de 70% da população sofre com o estresse, sendo que 30% delas em um nível agudo.

O estresse pode ter diversas causas, como trânsito, problemas no trabalho, na vida pessoal, entre outros.

É válido lembrar que nem sempre há uma causa específica, há momentos em que o estresse se torna um gatilho e que qualquer coisa pode acioná-lo.

Estresse e o sono

O estresse possui várias consequências, uma delas que causa extremo incômodo é a incapacidade para dormir.

Muitas pessoas acham que somente dormir mal pode deixá-las estressadas, e não sabem que isso é o que pode estar os impedindo de ter uma noite repousante.

É possível até que as pessoas entrem em um ciclo vicioso entre o estresse e o sono, nunca alcançando a noite de descanso almejada, e sempre se sentindo cansadas.

Ao enfrentar rotinas muito estressantes, a insônia certamente bate à porta, e pode te causar efeitos tanto físicos quanto psicológicos.

Alguns que te afetam fisicamente são:

  • Acordar-se cansado;
  • Dores no corpo e de cabeça;
  • Taquicardia;
  • Alergias;
  • Queda de cabelo;
  • Entre outros.

E sintomas psicológicos como:

  • Apatia;
  • Ansiedade;
  • Irritabilidade;
  • Introspecção;
  • Entre outros.

Levando em conta que esse mal pode ser um dos maiores inimigos do sono, e dormir é algo essencial para termos a qualidade de vida elevada, é preciso que fiquemos atentos para evitar ao máximo ser mais uma das vítimas dessa epidemia, praticamente viral, que é o estresse.

Para isso, é possível que algumas medidas sejam tomadas:

Como lidar com o estresse

Para que você se livre do estresse e possa ter uma noite repousante, há algumas medidas que você pode tomar para amenizar os efeitos do mesmo.

Procure formas de relaxamento

É importante que você reserve um momento para si. Tire pelo menos 15 minutos de seu dia só para você, e faça algo que seja capaz de acabar com seu estresse, como tomar um banho quente, ou a prática de algum hobbie, como cozinhar, por exemplo.

Lide com o estresse de forma correta

Como assim lidar da forma correta? Muitas pessoas recorrem a bebidas, cigarros e exageros na comida para aliviar o estresse, mas isso só piora, e agrava ainda mais a incapacidade para dormir.

Suplementação

O consumo de suplementação como a melatonina, por exemplo, traz muitos benefícios e pode ajudar no momento de adormecer, assim evitará noites insones.

Durma bem

Siga as dicas acima e descubra como dormir melhor, evite ao máximo o estresse, ou pelo menos faça algo para se desestressar antes de dormir, e assim alcance a sua merecida noite de descanso.

Por Ruama Lima

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