Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora
Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora

Alguns estimulantes que ingerimos e estímulos que recebemos durante o dia possuem um efeito ruim sobre o sono.

Dormir é essencial para o bem-estar e garante que possamos recarregar nossas forças para enfrentar a rotina diária.

Para algumas pessoas, alcançar a sono ideal durante a noite é uma atividade difícil, e para muitos dormir chega a ser um luxo.

Pesquisa aponta que cerca de 73 milhões de brasileiros enfrentam alguma dificuldade no momento do sono.

Abaixo listarei alguns dos principais estimulantes que nos impedem de dormir ou ao menos atrapalham nossas noites de sono:

Café

Bebidas ricas em cafeína podem tornar mais difícil adormecer e também interferem no sono profundo, impedindo que as pessoas consigam se manter dormindo.

A cafeína pode ficar em nosso sistema por várias horas, por isso a qualidade do sono pode ser afetada por ela, se a consumirmos durante o dia, ou antes de dormir.

Refrigerante

Um dos estimulantes que nos impedem de dormir é, o refrigerante, ele também contém cafeína, que como explicado acima é um estimulante que manda o sono embora.

Portanto, cuidado ao ingeri-lo, principalmente na hora da janta, que é o horário mais próximo ao de dormir, evite essa prática.

Outras bebidas como o energético, por exemplo, também contêm a substância, e possui o mesmo efeito ruim sobre o sono.

Cigarro e bebida alcoólica

O cigarro contém nicotina, outro estimulante que atrapalha o sono. E é preciso evita-lo pelo menos próximo à hora de dormir.

Outro estímulo que possui efeito ruim sobre o sono é, o álcool, o consumo exagerado diminui os ciclos que temos durante o sono. O normal é que tenhamos seis, e as bebidas alcoólicas podem diminui-los para dois.

Luzes de aparelhos eletrônicos

Práticas como dormir com a TV ligada, ou levar aparelhos como celular e laptop para a cama podem atrapalhar seu sono.

Essas práticas não são ruins somente pela distração, que faz com que as pessoas protelem o sono, mas também pelo tipo de luz que irradiam, o que inibe a produção de melatonina.

Por causa disso o corpo se mantém desperto por mais tempo, e quando vencido pelo cansaço experimenta uma noite mal dormida e com interrupções.

Barulhos

Para algumas pessoas, alguns ruídos podem render uma noite mal dormida.

Barulhos emitidos por relógios e geladeiras, ou até os que vêm da rua, podem impedir que as pessoas tenham uma boa noite de sono.

Rotinas irregulares

O que fazemos durante o dia pode afetar a nossa noite.

A má alimentação, ingestão de bebidas, estresse elevado, e o excesso de preocupação podem causar insônia.

É importante que mantenhamos uma rotina equilibrada e tranquila para que isso não afete o sono.

Durma bem

Para que alcancemos o sono ideal durante a noite, é importante que mantenhamos uma rotina com alimentação equilibrada, façamos exercícios físicos e tentemos ao máximo nos manter tranquilos no decorrer do dia.

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, bebidas que contenham cafeína, e estímulos que inibem o sono, também podem render boas noites de sono e aumentar a qualidade de vida.

 

Por Ruama Lima


Leia também: O cérebro dorme? Como descansar a mente?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here