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Quando se fala em razões para a insônia, elas podem ser as mais variadas. Distúrbios neurológicos, questões relacionadas a idade, enfim, há muitas causas físicas para esse problema. Contudo, vale ressaltar que também existem comportamentos que causam insônia.

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Nem sempre notamos que possuímos comportamentos que causam insônia. Temos noção que certas coisas que fazemos podem nos prejudicar na hora do sono, mas há muitas outras ações, outros comportamentos que causam insônia e sequer imaginamos.

Listaremos nesse artigo alguns comportamentos que causam insônia!

  1. Você se deita cedo demais

Noventa por cento dos insones pegam no sono cedo demais. Parece contra intuitivo, que é a principal razão pela qual esta é uma das causas mais comuns de insônia. Mas, apesar do que sua intuição pode lhe dizer, ficar acordado até um pouco mais tarde sinaliza para o sistema homeostático do seu corpo que você precisa de mais sono, então quando você finalmente for para a cama, você cederá mais cedo.

2. Seu horário de dormir é irregular

Ter cada dia um horário diferente para dormir é péssimo para o sono.

Recomenda-se há muito tempo que os pacientes iniciem uma “fase de desligamento”: defina um alarme para 60 minutos antes de você ir dormir. Passe os primeiros 20 minutos terminando qualquer coisa importante (passeando com o cachorro, disparando alguns últimos e-mails) e os próximos 20 minutos em higiene do sono (tomar banho, escovar os dentes, pijamas).

Nos 20 minutos finais, faça algo relaxante como meditação, yoga suave ou ler um livro. Então apague as luzes e se deite.

3. Você consome cafeína demais

Não é nenhum segredo que a cafeína pode mantê-lo acordado, mas muitas pessoas pensam erroneamente que a droga estimulante não tem efeito sobre elas. Na verdade, a cafeína tem uma meia-vida de oito a dez horas.

Isso significa que oito horas depois do último grande café, metade da cafeína ainda está no seu sistema. Então beber demais no fim do dia pode, inadvertidamente, afetar o seu sono.

Além disso, o metabolismo da cafeína diminui à medida que envelhecemos. Seu corpo não consegue processar a cafeína com tanta eficiência em seus quarenta anos quanto em seus vinte e poucos anos. Portanto, a mesma quantidade que não incomodava você poderia ter um efeito agora.

4. Usar aparelhos eletrônicos perto da hora de dormir

Nem todos os eletrônicos antes de dormir são ruins. Algumas pessoas se saem melhor quando podem relaxar com alguma TV antes de irem dormir. Mas atividades altamente interativas – respondendo a e-mails, mensagens de texto, postagens no Facebook ou tweets – impedem que o cérebro se desligue e podem promover insônia.

Dicas para se livrar dos comportamentos que causam insônia

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Vamos dar dicas de mudanças de hábito e tratamentos que ajudam você a lidar com os com os comportamentos que causam insônia.

  • Tenha sempre o mesmo horário para se deitar

Isso ajuda a regular o relógio do seu corpo e pode ajudá-lo a adormecer e permanecer dormindo durante a noite. Isso pode ser difícil se você está cansado e quer dormir nos finais de semana, mas para muitas pessoas isso ajuda a acertar um alarme biológico e acordar todos os dias à mesma hora.

  • Evite sonecas, especialmente à tarde

Um cochilo elétrico pode ajudá-lo a passar o dia, mas se você perceber que não consegue dormir na hora de dormir, a eliminação de catnaps curtos pode ajudar.

  • Avalie seu quarto

Verifique se você tem um espaço limpo, confortável, silencioso e escuro. Use um aparelho de som ou um ventilador para bloquear o ruído de dentro ou fora da casa e instale cortinas de escurecimento para iluminação pública e luz da manhã.

  • Consuma 5 HTP e melatonina

O 5HTP e a melatonina são dois medicamentos formidáveis, completamente naturais. Eles não possuem contra indicação alguma e nem mesmo efeitos colaterais. O 5 HTP fomenta a produção de serotonina, relaxando e dando uma sensação de bem estar. A melatonina estimula o sono, além também de fazê-lo durar.

Eles podem ser consumidor por adolescentes, pessoas que sofrem de ansiedade.

Além disso, a melatonina e o 5HTP também serve para tratar de outros distúrbios do sono.

Aprendendo a dormir bem

Aprenda a dormir bem e evitar comportamentos que causam insônia com as dicas que demos nesse artigo! Para potencializar ainda mais essa mudança de hábitos, inclua na sua rotina o consumo de melatonina e 5HTP. Sua saúde agradece.

 

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