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Você deita. Mexe-se, vira, revira e nada do sono vir. Troca de posição, de travesseiro ou até mesmo vai deitar em outro local do seu lar, mas a insônia persiste lá, firme e forte. E essa “dança” acontece noite afora. O amanhecer chega e você fica como? Sim, isso mesmo: cansado, com o corpo “moído”. Mas quais são as causas da insônia?

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Você não pode deixar de ler esse artigo, pois explicaremos de maneira bem detalhada quais são as causas da insônia e o que você pode fazer para curá-la, indo desde mudanças de hábitos ao deitar até o consumo de remédios fabulosos, como a melatonina, por exemplo. Aproveite a leitura!

Quais são as causas da insônia?

Os estudos do sono avançaram bastante e os médicos, apesar de não terem obtido um resultado conclusivo, conseguiram apontar algumas das possíveis causas da insônia. É importante saber que não há uma única causa possível, mas sim várias. Uma pessoa pode apresentar uma ou mais condições causadoras.

Listamos abaixo algumas causas da insônia:

  • Estresse

Sabe quando você vai se deitar, mas sua cabeça está recheada de preocupações? Pois isso é um grande ladrão de sono. Por que? Bem, esses pensamentos mantém sua mente ativa no período noturno, o que dificulta na hora de dormir.

 

  • Ansiedade

A ansiedade que falamos aqui pode tanto a respeito daquela ansiedade cotidiana, quanto de transtornos de ansiedade. A ansiedade deixa pessoa inquieta e essa agitação não favorece o aparecimento do sono.

 

  • Mudanças de horário de trabalho

Se você tiver que alterar seus horários de trabalho, como, por exemplo, passar a trabalhar no período noturno, essa mudança causa um impacto no comportamento do sono. O resultado é a insônia.

 

  • Consumo excessivo de bebidas com cafeína

Bebidas que contém a cafeína como um dos principais componentes, como: café, refrigerantes à base de cola, energéticos, chá podem acabar prejudicando o seu sono, sobretudo se forem consumidas de forma excessiva e próximo da hora de dormir.

Como curar as causas da insônia?

Há diversas forma de curar a insônia, as quais mostraremos abaixo.

  • Mudança de hábitos de sono

Quando estiver próximo do horário de dormir, ao menos umas 2 horas antes, comece a se desligar. Tome um banho quente, ponha uma roupa confortável e se afaste dos eletrônicos, como TV, celulares e afins. Tenha um horário fixo para ir para a cama.

 

  • Prepare o quarto para dormir

Pode parecer bobagem, mas ter um local apropriado para dormir influencia bastante. Seu quarto deve ter acesso o menos possível ao barulho que vem da rua e precisa estar escuro, favorecendo o surgimento do sono.

  • Melatonina

A melatonina é um hormônio do sono, produzido naturalmente mas que, no caso de insônia, pode ser tomado como um suplemento. Deve-se tomar uma dose de no máximo 3 mg até 1 hora antes de dormir. Ele é perfeito, pois o sono começa a dar sinais poucos minutos após a ingestão desse medicamento.

Curando as causas da insônia de forma efetiva

Mudar os hábitos de sono, preparar-se para dormir, entre outras práticas, são essenciais para fazer com que o corpo volte a ter a capacidade de desacelerar e favorecer a hora do descanso.

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Mas essas práticas podem se potencializar e serem complementadas com o consumo da melatonina, que é um suplemento para estimular o sono e minar as causas da insônia.

Alie a melatonina a bons hábitos de sono e veja a mágica acontecer na hora de dormir!

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